Acredito que não exista uma resposta única para a pergunta “QUEM É DEUS?”.  Se me atrevo a escrever esse texto é porque acho que o debate é construtivo. Na base da formação e da conservação  de todas as coisas do universo, desde a primeira partícula de matéria, existe um conjunto de forças. Elas promovem e catalisam todas as reações químicas, físicas e biológicas. São responsáveis pela interação dos três elementos: Água, fogo, e ar. Pela combinação dos elementos naturais, pelos seres vivos vegetais e animais. Controlam as rotas de todos os astros, o clima, as intempéries. Estão por trás de todos os passos evolutivos das espécies incluindo foto-síntese, digestão, instinto, razão e todas as semelhanças e diferenças entre as espécies. São responsáveis por fenômenos como nascimento, crescimento, desenvolvimento, envelhecimento e morte de todos os seres vivos.  A esse conjunto de forças damos o nome genérico de NATUREZA. Tudo vem dela. Todos os seres vivos tem vida individual, mas  ao morrerem retornam ao seu  seio  e reintegram o conjunto total da matéria. “Na natureza nada se perde,  tudo se transforma ” (Lavoisier) .

          Voltando ao início do texto, e a pergunta feita “QUEM  É DEUS?”, vamos agora considerar apenas o ser humano. Por ser o único entre os animais que possui razão  e portanto o único a considerar a figura de Deus. Penso que a definição mais plena desse ser supremo em muito coincide com o que descrevemos a respeito da NATUREZA. Outra parte da definição de Deus se refere a atuação sobre a vida das  pessoa, o controle dos  destinos, os milagres, e isso traz para o debate um ingrediente novo que é a FÉ. A fé também é privilégio dos humanos. Ela não demanda nenhum tipo de comprovação. É apenas sentimento, aceitação. À fé é  a principal responsável por sentimentos como amor ao próximo, solidariedade, caridade. Porém ela pode gerar também em alguns casos ódio, vingança, guerras como no caso do conflito milenar entre Judeus e Palestinos.

           Para finalizar, as leis de Deus englobam todas as leis naturais,  acrescidas de outras que regulam e influenciam o comportamento social do homem. Se respeitamos as leis da natureza e nos dedicamos a fazer o bem estaremos obedecendo todas as leis de Deus. Portanto a NATUREZA não é uma criação de Deus, mas o seu lado comprovável. O resto é FÉ. Não acredito que existam ateus absolutos. Alguns homens se identificam mais com o lado comprovável (natureza, ciência)  outros outros são apenas agentes da fé, alguns mais felizardos conseguem conciliar os dois lados. Mas todo estão a serviço ou sob a influencia de DEUS.

AVP – 30/05/2017

2 Comentários

  1. Parabens pelo blog big guy. Muito legal. Gostei de saber que o debate é bemvindo, pois ele acentua a ausencia de radicalismo.
    Me permita discordar da sua afirmação de que não existe uma resposta unica para a pergunta “Quem é Deus? A aparente variedade de respostas a essa pergunta reside na origem e na complexidade da propria pergunta. Quem a faz? Porque a faz? De que ponto de vista a faz? Qual a formação intelectual, academica ou religiosa de quem a faz? E o pior é que a pergunta é sempre feita a partir da racionalidade e da ignorancia de que não somos apenas materia, mas somos tambem espirito. Ora, a razão só cabe à materia (não podemos racionalizar a Deus) e porisso não atende às nossas nescessidades espirituais.
    Portanto o caminho o para encontrarmos a resposta à pergunta “Quem é Deus?” é somente atravez da fé (e nisso voce tem razão) que nos leva, senão ao entendimento de Deus, mas com certeza nos leva ao final da busca.
    Enquanto que se continuarmos buscando a Deus atraves da intelectualidade, da racionalidade, da ciencia e da materia, voltaremos sempre à milenar pergunta: “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”
    Se existem ateus? Sim, se considerarmos o ateismo como ausencia dessa resposta.
    Um grande abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s